Contato por e-mail
Página do Facebook
Página do Instagram
Página do Pinterest
Tempo Agora
Min. 11 °
Máx. 21 °

Roteiro Cultural Estrada Dona Francisca

Estrada da colonização do norte catarinense e segunda estrada carroçável do Brasil, contém um trecho ainda preservado no município de São Bento do Sul diversas construções em estilo enxaimel e teuto-brasileiro , bem como ranchos, estrebarias e equipamentos da época da colonização do município. Paisagens bucólicas, antigas tradições e manifestações culturais são mantidas até hoje pelos atuais moradores.

Além das belas paisagens, no roteiro você encontrará diversos pontos de venda de artesanato, mudas, artefatos de lã e diversas opções de pães, doces, biscoitos, geléias, frios e outras receitas especiais preservadas pelos descendentes dos imigrantes que colonizaram São Bento do Sul.

1)Casa Eichendorf: Unidade arquitetônica de relevante interesse histórico reconhecida através de tombamento pelo IPHAN em 03/05/2011 como paisagem cultural brasileira integrando também o Roteiro Nacional de Imigração – Disponível apenas para contemplação externa.

2) Casa Neumann: Unidade arquitetônica de relevante interesse histórico reconhecida através de tombamento pelo IPHAN em 03/05/2011 como paisagem cultural brasileira integrando também o Roteiro Nacional de Imigração - Disponível apenas para contemplação externa.

3) Mudas Florestais: venda direta ao consumidor de mudas de pinus e eucalipto próprias para reflorestamento. Fone de Contato: (47) 3634 2855

4) Artesanato Chácara Linzmeier: venda de roupas de tricô, toalhas, crochê, bordados, quadros, panos de prato pintados, sob encomenda. Telefone: (47) 3633 5485

5) Escola Km 80: Datada de 1928 é considerada uma unidade arquitetônica de expressivo valor cultural reconhecida através de tombamento pela Fundação Catarinense de Cultura. Disponível para contemplação externa.

6) Sociedade de Cantores 25 de Junho – Sängerhalle: uma das mais antigas sociedades da região, fundada em 10/10/1881 abrigando e integrando os colonizadores e seus descendentes através da promoção de atividades culturais de canto, teatro e dança.

7) Broth Haus: serviço de Café Colonial por kilo ou sistema livre, atua também como ponto de venda de produtos artesanais dos associados da Associação de Turismo Rural da Estrada Dona Francisca, entidade que a mais de 15 anos trabalha as atividades turísticas da localidade. Além de servir e comercializar no local o estabelecimento também atua com o serviço de café em diversos eventos externos como festas e exposições, bem como em reuniões particulares Aberto durante a semana e fins de semana em horário comercial. Fones de Contato: (47) 3633 2822 / 9614 8334.

8) Açougue Bela Aliança: estabelecimento bastante procurado pelos visitantes por manter receitas de frios deixadas pelos colonizadores alemães da região além de trabalhar com serviço de assados de gado, porco e ovelha mediante encomenda. Os produtos mais procurados são: Pão de carne, salsichas alemãs, salames de vários tipos, galantina, lingüiça tipo Blumenau, lingüiça seca, etc. Fone de Contato: (47) 3633 6869.

9) Bar Donato Kobs: um dos primeiros estabelecimentos comerciais da Estrada Dona Francisca, o estabelecimento passa de geração em geração mantendo uma estrutura física muito peculiar que faz o visitante experimentar uma volta ao passado entrando no ambiente.Horário de funcionamento de segunda-feira a sábado: 8:00 às 18:00 horas.

10) Casa Schlagenhaufer: Unidade arquitetônica de relevante interesse histórico reconhecida através de tombamento pelo IPHAN em 03/05/2011 como paisagem cultural brasileira integrando também o Roteiro Nacional de Imigração - Disponível apenas para contemplação externa.

11) Sitio 8 de Dezembro: Adaptado para servir bufê de café colonial, o antigo paiol, construído em 1969, tem clima campestre e abre somente aos sábados e domingos; nos dias úteis funciona apenas sob reserva. No local é possível provar quitutes como o beijo russo (torta de chocolate com ameixas secas e recheio de doce de leite), o biscoito recheado de goiabada e o strudel de maçã com uvas passas. Para beber, há café, leite, iogurte, suco ou chá. Atendimento: segunda-feira à domingo, com reserva mínima de 10 pessoas.

12) Escola Km 75 (Aracy Hansen): Considerada uma unidade arquitetônica de expressivo valor cultural reconhecida através de tombamento pela Fundação Catarinense de Cultura hoje ocupada pelo Grupo Folclórico Boehmerwald. Disponível para contemplação externa.

13) Casa Struck: Unidade arquitetônica de relevante interesse histórico reconhecida através de tombamento pelo IPHAN em 03/05/2011 como paisagem cultural brasileira integrando também o Roteiro Nacional de Imigração - Disponível apenas para contemplação externa.

14) Sítio Ponte de Pedra: Localizado na divisa de São Bento do Sul e Campo Alegre, o Sítio Ponte de Pedra leva este nome devido à centenária ponte construída no ano de 1884, e conserva em suas dependências a arquitetura e os móveis de várias gerações. Ao visitar o estabelecimento pode cavalgar nos campos do sítio e tomar um gostoso banho de rio aos pés da antiga ponte. A hospedagem é feita numa casa enxaimel e as refeições servidas num
antigo paiol, o que leva a fazer uma viagem ao passado. O local também funciona como ponto de venda de produtos artesanais dos membros da Associação de Turismo Rural da Estrada Dona Francisca. O local também trabalha com refeições e café colonial para grupos mediante agendamento prévio. Fones de contato: (47) 3626 2660 / 8845 2216.

Receba Novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o turismo em São Bento do Sul.
Apoio
Santur
Consórcio Intermunicipal Quiriri
Comtur
Brasil
Departamento de Turismo
Rua Jorge Lacerda, 11 - Centro
CEP: 89280-175
São Bento do Sul (SC)
TELEFONES DO DEPARTAMENTO DE TURISMO
(47) 3633-6942
(47) 3626-2123
(47) 3626-6669