Contato por e-mail
Página do Facebook
Página do Instagram
Página do Pinterest
Tempo Agora
Min. 20 °
Máx. 29 °

Notícias

Parceria entre departamentos para fomentar o turismo em São Bento do Sul

Data de inclusão: 24/01/2017 13:35

Prevenção, humanização e fortalecimento. Essas foram as palavras chaves do encontro, na terça-feira à tarde (17), entre a Chefe do Departamento de Turismo de São Bento do Sul, Luiza da Silva, do secretário de Assistência Social, Daguimar Nogueira, e da diretora de Proteção Básica, Karina Alice Kindler. Durante a reunião, ocorrida no Departamento de Turismo, diversos assuntos foram abordados com ênfase na parceria entre os serviços disponibilizados pela Assistência Social e pelo Turismo.

Segundo o secretário Daguimar Nogueira, a Assistência Social possui diversos programas que vão ao encontro da necessidade não só do Departamento de Turismo, mas do município. “Dou como exemplo os Centros de Referência de Assistência Social, onde circulam por lá diversas pessoas e nosso objetivo é levar o Turismo para dentro dos CRAS”, disse.

Para ele, existe a necessidade de desmistificar a existência dos CRAS como sendo locais para apenas famílias pobres. “Os CRAS são para a população. Os espaços e equipes estão à disposição para a prevenção e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, explica.

A ideia é unir as equipes, pesquisar as necessidades e construir a partir daí, projetos para serem desenvolvidos em parceria. “É importante que as pessoas olhem a sua volta e percebam que estão inseridas no mundo. Que não existe apenas você e como você pode contribuir para o bem de todos”, cita Daguimar, dando como exemplo os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, que são medidas aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais. “Apesar de configurarem resposta à prática de um delito, apresentam um caráter educativo e não punitivo. Queremos ver a possibilidade desses jovens, que atualmente no município são 160 jovens e adolescentes, para que auxiliem no Turismo, por exemplo. É preciso que esses jovens ocupem seu tempo e percebam que eles não são descartáveis, pois nenhum ser humano é até que ele mesmo se descarte”.

A Chefe do Departamento de Turismo disse que a parceria é excelente e muito bem-vinda. “Mesmo com alto potencial, hoje padecemos com a falta de políticas públicas para o turismo. Toda parceria ajuda muito, seja na contribuição de pessoal para qualificação, palestras e participação nos conselhos. Por exemplo, nosso objetivo é fortalecer o Conselho Municipal de Turismo, que conta com o envolvimento da área pública e privada”, comentou.

Novos encontros serão agendados com as equipes que atuam nos CRAS e com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, para iniciarem as pesquisas de demandas e início de projetos.

Imagens relacionadas

Parceria entre departamentos para fomentar o turismo em São Bento do Sul
Receba Novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o turismo em São Bento do Sul.
Apoio
Santur
Consórcio Intermunicipal Quiriri
Comtur
Brasil
Departamento de Turismo
Rua Jorge Lacerda, 11 - Centro
CEP: 89280-175
São Bento do Sul (SC)
TELEFONES DO DEPARTAMENTO DE TURISMO
(47) 3633-6942
(47) 3626-2123
(47) 3626-6669