História & Cultura
A história das ferrovias no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração de D. Pedro II, como primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá a Fragoso. Mas a chegada da via à Petrópolis, transpondo a Serra do Mar, ocorreu somente em 1886.
Com novas concessões, a ferrovia Oeste de Minas se estendeu a outras cidades e ramais, alcançando, em 1894, um percurso total de 684 km, e foi considerada a primeira ferrovia brasileira de pequeno porte.
As dificuldades e desafios para implantar estradas de ferro no Brasil eram diversas. A expansão ferroviária, além de propiciar a entrada de capital estrangeiro no país, tinha como objetivo incentivar a economia exportadora. Desta forma, as primeiras linhas interligaram os centros de produção agrícola e de mineração aos portos, vencendo os obstáculos de transporte.
A estação ferroviária foi construída entre 1911 e 1912, ligando São Francisco do Sul ao Planalto Norte e foi inaugurada em 1913; Como o lugar era afastado do centro urbano, era preciso que o passageiros recorressem a veículos puxados a cavalo.
Atualmente, o local está preservado e convertido para um museu.
O Museu da Música possui diversos instrumentos antigos e um pouco da história da música da região.